Notícias

Paul Singer morre aos 86 anos

O professor Paul Singer internou-se na manhã do dia 16 de abril no Hospital Sírio Libanês, mas não resistiu ao quadro de septicemia – infecção generalizada - falecendo ao final do dia. Viúvo, Paul Singer deixa três filhos, cinco netos e dois bisnetos.

Algumas centenas de pessoas compareceram ao Cemitério Israelita do Butantã para dar adeus ao professor. Entre os presentes, familiares, amigos, ex-alunos, companheiros da USP, do CEBRAP, do PT, da SENAES e membros de empreendimentos da economia solidária vindos de várias cidades.


A morte de Paul Singer chegou aos Trending Topics do Twitter com depoimentos de personalidades políticas, jornalistas e gente comum na rede social. Também vem sendo realizadas homenagens diversas em universidades, Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas e eventos da economia solidária.

A família realiza levantamento de toda a obra do economista para que as suas referências sejam disponbilizadas neste site.


 

Escola de Formação em Economia Solidária Paul Singer

Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), juntamente com a Superintendência Regional do Trabalho (SRT) do Ministério do Trabalho, lançou, em 28 de março, a Escola de Formação em Economia Solidária Paul Singer.

A iniciativa surgiu com o objetivo de apoiar empreendimentos do Cadsol (Cadastro de Empreendimentos Econômicos Solidários) da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) do Ministério do Trabalho, buscando promover troca de experiências entre os empreendimentos e sensibilizar gestores públicos para criarem iniciativas de programas e ações direcionados ao fortalecimento da economia solidária no estado do Amazonas.

Durante o lançamento, foi realizada a oficina Fortalecimento dos Empreendimentos Solidários e Cadsol, que contou com apoio da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (MNCR), entre outras organizações da sociedade civil. Leia mais em https://conexaoplaneta.com.br/blog/amazonas-ganha-escola-de-formacao-em-economia-solidaria-paul-singer/

Ensaios sobre Economia Solidária

No mês em que Paul Singer completou 86 anos, foi lançado em Portugal o livro "Ensaios sobre Economia Solidária", organizado por Rui Namorado para a Editora Almeidina. O livro integra uma perspectiva teórica da economia solidária, que valoriza sua profundidade histórica, com a sua ancoragem na realidade brasileira. Desdobra-se em duas partes, cada uma das quais compreende oito textos. A primeira é predominantemente constituída por ensaios nos quais Singer mostra como concebe teoricamente a economia solidária, valorizando-a como combate à exclusão dos explorados e como possível oportunidade emancipatória, rumo a um futuro que consubstancie o humanismo pleno. A segunda conduz-nos através de experiências da economia solidária no Brasil, em interação com a posição política de Singer, como membro do governo federal, tendo como pano de fundo a sua proximidade fraterna com as organizações envolvidas.

Singer no lançamento de “A Economia Solidária e os desafios globais do trabalho”

No Dia Internacional do Cooperativismo, Paul Singer participa do Encontro Sudeste da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária. Na ocasião, foi lançado o livro "A Economia Solidária e os desafios globais do Trabalho" (Edufscar), organizado por André Ricardo de Souza e Maria Zanin, para o qual o professor contribuiu com um artigo sobre a "Propagação mundial da Economia Solidária". Em sua fala, o professor agradeceu "a todos que continuam trabalhando para que as conquistas não sejam perdidas".

Paul Singer posa para artista plástico Ernesto Bonato

O pintor Ernesto Bonato está criando um retrato de Paul Singer. O artista é mestre pela Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo e seus trabalhos já foram apresentados em mais de 190 exposições individuais e coletivas em 28 países. Sobre essa iniciativa, Bonato comenta: "Os encontros que a pintura tem proporcionado são de uma riqueza incrível".

Foto: Vinícius Cruz