Lançamento do livro Urbanização e Desenvolvimento

Lançamento do Livro Urbanização e Desenvolvimento
Lançado, pelas editoras Autêntica e Perseu Abramo, o livro Urbanização e Desenvolvimento, que traz oito artigos de Paul Singer sobre o tema, originalmente publicados entre 1968 e 2004, e uma entrevista inédita com o autor feita por Marcelo Gomes Justo, organizador do livro.
O fio condutor dessa seleção é o olhar do autor para a urbanização associada ao desenvolvimento como processo inexorável. Sobressai a defesa do pleno direito à cidade a todos em contraposição ao desenvolvimento guiado pelo livre mercado
imobiliário. Questões como o processo de desenvolvimento gerando diferenças regionais; a disputa do uso do solo urbano; o crescimento da região metropolitana de São Paulo, o emprego e as condições de trabalho; os movimentos sociais urbanos por direitos à moradia e aos serviços públicos; o crescimento acelerado das metrópoles com desequilíbrios de oferta de habitação e de serviços foram analisadas por Singer.
A atualidade de tais questões é evidente. Os movimentos sociais recentes continuam
reivindicando o pleno direito à cidade com transporte coletivo gratuito, moradias e
serviços públicos dignos. Ao final do volume, a entrevista apresenta as atuais reflexões
do autor sobre essa sua produção e novas questões. O livro integra a Coleção Pensadores do Brasil: do tempo da ditadura ao tempo da democracia, coordenada por André Rocha.
Compartilhe
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Google+Compartilhe no Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *