Eine militante utopie

A editora VSA lança a versão alemã do livro. Leia a apresentação de Clarita Müller-Platenberg, responsável pela tradução

Repensando o socialismo

Muitos cidadãos do nosso país enfrentaram o desafio de repensar o socialismo. Após a Segunda Guerra Mundial, a parte ocidental da Alemanha, ocupada por americanos, britânicos e franceses, aderiu ao sistema econômico e social de seus países, enquanto a parte oriental do nosso país, ocupada pela União Soviética, seguiu um caminho diferente após a construção do Muro de Berlim em 1963, chamado “socialismo”, que só terminou após a dissolução da União Soviética e a queda do Muro em 1989. Desde então, houve opiniões amplamente divergentes sobre a questão do que é socialismo. Na Alemanha, o significado de socialismo e sua aplicação prática são totalmente ambíguos, daí a importância desta publicação.

Um exemplo:

“Em 1945, quando criança, durante nossa fuga do leste da futura República Democrática Alemã (RDA) após o fim da guerra, aprendi que agora era ‘socialismo na Alemanha’. Eu não sabia o que era isso, mas aprendi que ‘o capitalismo era culpado por tudo’. Mais tarde, no ensino médio na Alemanha Ocidental, o tema do socialismo voltou à tona: quando escrevi um trabalho sobre um escrito de Stalin, aprendi sobre materialismo histórico e dialético. “O socialismo, portanto, é alcançado por meio da classe trabalhadora organizada e de seus líderes, que tomam o poder no Estado durante uma revolução”, segundo meu companheiro, testemunha da época e ex-refugiado do Leste. No entanto, na Alemanha Ocidental não paramos por aí com nossas perguntas, em um pós-guerra ainda marcado por autoritarismo e racismo, mas muitos jovens se dedicaram a revisar o período nazista.

A União Socialista Alemã dos Estudantes (SDS) estava convencida de que o socialismo era o objetivo social ainda não alcançado, iniciou o protesto contra a guerra imperialista dos EUA contra o Vietnã, democratizou as universidades junto com outras forças sociais, fundou jardins de infância antiautoritários, surgiram redes de educação libertadora e anti-autoritária e alianças pós-coloniais. Como muitos outros já haviam feito, agora também podíamos demonstrar em detalhes “que o regime de Stalin era caracterizado pela opressão e era o oposto de um projeto social-democrata.”

No leste da nossa república, ocupada pelos russos até 1989, também, o debate sobre o stalinismo era a ordem do dia, embora sob condições diferentes. A queda do Muro de Berlim abriu a possibilidade de repensar o socialismo juntos.

Nossa história ofereceu um ponto de partida comum: “Em nome do socialismo, sindicatos, partidos e vários grupos de resistência de toda a Europa e Alemanha lutaram, arriscando suas vidas, contra o regime autoritário fascista pela defesa dos direitos humanos, da democracia e da maior autonomia”.

Após a guerra, a rejeição do stalinismo e o fracasso da RDA foram apenas demarcações negativas. No entanto, para a reconstrução pós-guerra, o caminho do socialismo continuou sem uma direção comum. No entanto, a busca por uma reconsideração desse objetivo não foi sem urgência em meio à crescente polarização social e econômica e ao desrespeito pelos direitos das pessoas e da natureza. O trabalho de Paul Singer é, portanto, de importância extraordinária justamente agora, quando o projeto capitalista continua a fomentar mudanças climáticas e crises ecológicas, destruindo vidas e meios de subsistência das pessoas em geral: na competição por lucros capitalistas, os solos foram superexplorados, a atmosfera aqueceu e a água foi poluída ou envenenada. As monoculturas substituíram muitas florestas e terras agrícolas diversas, e a pecuária intensiva aumentou dramaticamente. Como resultado, doenças animais e pandemias se espalharam com mais frequência. Secas e marés de tempestade se alternaram, colocando em risco a vida de pessoas em regiões inteiras, bloqueando temporariamente a navegação fluvial devido aos baixos níveis de água e inundando estradas e ferrovias. Tudo isso colocou em risco o futuro da vida.

Os desafios do socialismo

Nossa busca por uma estratégia comum de ação nos pareceu sensata, onde medidas concretas eram previstas em todo um país com esse objetivo: no Brasil, desde o novo milênio, uma construção democrática e autogerida estava sendo realizada de baixo com o objetivo de alcançar uma economia e sociedade justas em todo o país, apoiada desde 2003 também pela política estatal.

Em resposta à nossa pergunta comum “O que é o socialismo hoje?“, Paul Singer, um pensador avançado de sua geração, escreveu há vinte anos de forma esclarecedora e radical:

“Mas isso significa que o que os socialistas devem fazer, em vez de ‘conquistar’ o poder político, é distribuí-lo de modo que as decisões finais sejam tomadas direta ou indiretamente pela classe trabalhadora… Não é apenas o poder do Estado que deve ser transformado, mas todo poder exercido de maneira autoritária: o do patrão na empresa, o do professor na escola, o do oficial no exército, o do padre na igreja, o do funcionário no sindicato ou no partido, e, por último, mas não menos importante, o do pai na família. De todos esses, provavelmente a soberania do Estado e a autocracia do empresário ou gerente na fábrica são as formas fundamentais de poder cuja transformação condiciona a dos outros. Mas isso não é motivo para limitar a prática da libertação a essas duas instituições… O socialismo só será alcançado após uma prática ampla e vitoriosa da libertação, que ao mesmo tempo abra caminho para o desenvolvimento de novas forças produtivas e para a completa socialização do trabalho intelectual.”

Este livro foi publicado pela primeira vez em 1998 em São Paulo pela Editora Vozes e constitui o pano de fundo para o desenvolvimento subsequente da estratégia estatal. Paul Singer posteriormente desenvolveu essa análise histórica e político-econômica, inicialmente com o grupo de trabalho “Economia Solidária” do Fórum Social Mundial em 2001, e a traduziu entre 2003 e 2016 com sua equipe da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego dos governos do Partido Operário do Brasil (PT) de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, em uma estratégia coordenada para fortalecer a sociedade democrática por meio da construção e promoção da economia solidária em empresas autogeridas. Como isso foi possível?

Tendo realizado estudos interdisciplinares muito exaustivos sobre a industrialização inglesa, conforme exposto neste livro, ao longo dos quais o capitalismo se desenvolveu, mas também processos democráticos, comunitários e autogerenciados de produção pelos trabalhadores, Paul Singer propõe a distinção entre revolução política – a tomada direta do poder pela “classe trabalhadora e seus líderes” – e revolução social – a construção de estruturas democráticas na economia e sociedade – ou a “tomada do controle dos meios de produção por baixo”. Ao fazer isso, ele rompe com a visão economista de que somente o desenvolvimento das forças produtivas sob o capitalismo traria um processo de transformação radical das relações de produção. Em vez disso, os explorados, oprimidos e marginalizados podem desenvolver sua própria iniciativa por meio da conscientização em suas organizações e tornar-se partes ativas do projeto democrático.

Nesse sentido, a pedagogia libertadora começou no Brasil com a inclusão de trabalhadores marginalizados na indústria de reciclagem, assim como trabalhadores agrícolas e pequenos agricultores, etc. Algumas empresas ou movimentos podem já assumir características socialistas. Isso significa que o processo rumo ao socialismo democrático já está sendo preparado, mas o socialismo democrático em todo o país não surge automaticamente dessas “ilhas no mar capitalista” ou “implantes”, como Paul Singer as chama neste livro.

“A luta pelo socialismo exige a mobilização de toda a população e, portanto, as lutas antiautoritárias devem ser promovidas em todas as instituições, pois a experiência confirma a hipótese de que as práticas de libertação tendem a se reforçar mutuamente na medida em que a legitimidade de todas elas seja reconhecida…” Essa tem sido sua convicção de longa data, pois somente assim a sociedade será forte o suficiente para se opor a uma nova subjugação autocrática desde o início. Ele conclui neste volume:

“Como ainda estamos longe de termos estruturas sociais em que predomine o modo de produção socialista, a introdução de cooperativas e outras instituições socialistas é um processo que pode ou não levar a uma revolução socialista.”

Pioneiro: a prática de “construir de baixo”

A economia solidária no Brasil é um movimento social organizado em todos os estados federais por meio de fóruns municipais, regionais e estaduais, bem como pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES).  As empresas econômicas solidárias, membros dos diversos fóruns estaduais, se reúnem periodicamente a cada três anos para preparar uma conferência conjunta sobre a economia solidária no Brasil. Para isso, a Secretaria Nacional propôs, em 2006, por ocasião da primeira Conferência Nacional sobre a Economia Solidária (CONAES), as seguintes perguntas, que todos os fóruns responderam junto com seus membros:

“Como as empresas da economia solidária podem ser fortalecidas?” e

“Quais mecanismos de financiamento seriam desejáveis para eles?”

Seus delegados discutiram entre si suas reflexões para responder a essas perguntas e levaram suas respectivas respostas à Conferência Nacional de Economia Solidária (CONAES), onde foram novamente votadas. O resultado das propostas votadas pela base foi então implementado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) juntamente com outros 23 ministérios. Em agosto de 2025, a quarta CONAES foi realizada em Brasília sob o título “A economia solidária como política estatal: construção de territórios democráticos por meio da colaboração e cooperação”.

Os promotores estatais da economia social solidária, incluindo prefeitos, prefeitos de corporações territoriais e ministros-presidentes dos estados federais, também se organizaram em uma rede. Eles entenderam que a situação dos cidadãos de suas cidades e departamentos poderia ser melhorada organizando e promovendo a educação na economia solidária. Traficantes de drogas e armas não teriam mais tanta facilidade se os pobres e desempregados se organizassem. Eles resumiram os resultados da CONAES nas áreas de produção e comercialização, financiamento, educação e institucionalização da economia solidária, para que pudessem ser disponibilizadas ao público em geral e sua implementação pudesse ser monitorada e controlada pela SENAES.

Muitas outras medidas destacaram a crescente importância não apenas da criação de empresas econômicas solidárias no nível local, mas também do apoio aos trabalhadores em empresas insolventes, inicialmente por membros de sindicatos, no processo de transformação de suas empresas capitalistas em empresas econômicas de solidariedade autogerenciadas. A Secretaria Nacional para a Economia Solidária iniciou imediatamente, a partir de 2003 – já em mais duas ocasiões – a realizar um censo nacional dessas empresas e criou um Sistema de Informação da Economia Solidária (SIES) para fornecer uma visão geral a todos e facilitar a implementação.

As universidades apoiaram essa política criando instituições autogeridas lideradas por professores, nas quais estudantes avançados de diferentes disciplinas começaram a aconselhar iniciativas para a criação de empresas autogeridas conforme as respectivas solicitações. Em seguida, reuniam-se regularmente com seus parceiros universitários para descobrir, por um lado, o que deveria ser produzido em seus bairros, como poderia ser fabricado e como pretendiam adquirir o conhecimento necessário para isso. No total, cerca de 100 incubadoras de negócios econômicos solidários ou “oficinas de inovação” foram organizadas nas universidades brasileiras.

Grupos dos bairros periféricos das grandes cidades podem agora ir aos workshops de inovação (ITCP) das universidades para acompanhá-los, em pé de igualdade, na criação de uma empresa econômica solidária. Por meio da pesquisa-ação, seguindo a tradição do pedagogo brasileiro Paulo Freire, aprendem como podem ajudar, em igualdade de condições, aqueles excluídos do sistema capitalista a realizar atividades significativas juntos de forma autônoma: nesse processo de aconselhamento, que muitas vezes dura meses, e de conhecer outras empresas econômicas solidárias da região, não apenas se forma um grupo que desenvolve consciência de sua situação e aprende a se autogerenciar, mas também ocorre um processo de aprendizagem dos “companheiros”, que adquirem conhecimentos essenciais sobre os habitantes das favelas urbanas e suas estratégias de sobrevivência. Dessa forma, por meio de processos de aprendizagem recíproca, são especificados caminhos para a construção de economias solidárias de cidadãos responsáveis e solidários.

Além disso, um abrangente “Programa Educacional de Agentes da Economia Solidária Paul Singer” está sendo construído de baixo. O início dos agentes da economia solidária em todas as regiões do país representa agora outra contribuição importante para superar a alienação e para os processos autodeterminados de construção democrática das próprias empresas. Pessoas de todas as regiões do país se candidataram a essa tarefa e, desde 2024, cerca de 1000 foram contratadas.

Em julho de 2021, a Prefeitura de São Paulo aprovou a “Lei da Economia Solidária Paul Singer” para criar um arcabouço regulatório para a economia solidária em nível municipal. Três anos depois, em dezembro de 2024, o presidente Lula assina a Lei para a Criação da Economia Solidária Nacional (PNES), outro marco na democracia. Três anos depois, em dezembro de 2024, o presidente Lula assina a lei para a criação da Política de Economia Solidária Nacional (PNES), outro marco no processo democrático.

Essa abordagem interdisciplinar e intercultural de “repensar o socialismo” está se espalhando por todo o país e ganha amplitude e profundidade graças aos processos interculturais dos movimentos sociais. Questões relacionadas à conservação e fortalecimento da natureza nos territórios estão cada vez mais sob os holofotes das empresas econômicas de solidariedade, acompanhadas cada vez mais por cientistas e políticos. Paul Singer afirmou que as práticas econômicas dos povos indígenas são uma economia solidária em nível superior. Em 2013, ele participou junto com indígenas, quilombos e pescadores tradicionais da fundação conjunta da cooperativa “Cooperativa de Azul Marinho” na floresta costeira próxima a Ubatuba, na presença dos prefeitos das cidades costeiras. 

Para os participantes, essa cerimônia de inauguração foi um ato cultural e político-simbólico para fortalecer e demonstrar solidariedade com as comunidades que praticam uma economia solidária sustentável, a fim de apoiar a defesa da floresta tropical costeira, que sofre desmatamento pela indústria de papel e celulose mais ao norte, o habitat de seu território ameaçado.

Segundo Paul Singer, hoje trata-se de recuperar a dignidade humana de nossos concidadãos que não foram integrados, ou seja, à revolução democrática. A luta por isso nunca termina, e as invenções democráticas são resultado dessa luta. Para o economista e o cientista social, essas invenções democráticas significam uma revolução.

Em Paul Singer encontramos um mentor importante em nosso primeiro congresso internacional de economia solidária. A tentativa de seu movimento brasileiro, em cooperação e com o apoio de atores estatais, de construir uma economia solidária em um país, oferece uma perspectiva para o socialismo democrático. Paul Singer, como cidadão cosmopolita do mundo, eletricista, sindicalista, cofundador do Partido dos Trabalhadores (PT), economista e sociólogo, e como secretário nacional da Economia Solidária no Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, mostrou que esse processo levou à organização da felicidade para muitas comunidades, mas, acima de tudo, que ainda há muito a ser feito para impedir a destruição das pessoas e da natureza por meio de uma sociedade civil forte e de uma economia em harmonia com a natureza. Este livro é uma orientação de apoio ao caminho para uma mudança radical para adotar uma estratégia de ação democrática comum.

Veja também o prefácio de Michel Löwy à edição alemã

Compartilhe
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Google+Compartilhe no Twitter