Notícias

Revista P2P & Inovação faz mais um número especial sobre Paul Singer

Este número temático especial da revista P2P & Inovação faz uma justa homenagem a Paul Singer, que foi um dos maiores intelectuais do país, assim como gestor público e um militante histórico em prol da economia solidária e do socialismo democrático, temas abordados nos artigos que o compõem. Entre os autores dos artigos estão professores universitários de diferentes instituições e atuantes em diversas áreas -entre eles membros da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária -pós-graduandos, educadores e militantes da economia solidária, além de integrantes do Instituto Paul Singer, entidade que se notabiliza por cultivar e divulgar o legado do reverenciado professor uspiano.

Dominação e desigualdade: estudos sobre a repartição da renda

O quarto volume da Coleção Paul Singer das editoras Unesp e Fundação Perseu Abramo traz duas obras do economista: "Dominação e desigualdade" e "Repartição da renda: pobres e ricos sob o regime militar". A primeira, originalmente publicada em 1981, ocupa posição proeminente entre os clássicos do pensamento socialista democrático brasileiro, sendo um dos marcos na análise crítica do desenvolvimentismo que sobreveio a 1964. A segunda obra, lançado quatro anos depois, quando o país emergia "de um longo período de autoritarismo", não só revisa e atualiza as análises, como também utiliza uma linguagem mais acessível, sem apresentar a crítica dos dados nem a metodologia do processamento adotada, dirigindo-se ao público não especializado. Completa o volume apresentação do economista Fernando Rugitsky, que traz valiosa contextualização do debate sobre a distribuição da renda nos anos 70, para depois mostrar a atualidade do pensamento de Singer.

90 anos de Paul Singer

Neste ano Paul Singer completaria 90 anos e, cada vez mais, suas reflexões, postura, ações e propostas são necessárias para reconstruir nosso país. Por isso, criamos um instituto com o seu nome. Mais do que preservar o legado, buscamos reinventá-lo, atualizando, recriando e, assim, mantendo vivas suas teorias e propostas.


O Instituto Paul Singer reúne os interlocutores e companheiros deste pensador cuja singular trajetória inicia como operário engajado na luta sindical e encerra como o primeiro e mais longevo Secretário Nacional de Economia Solidária. No caminho, uma longa carreira acadêmica que passou pela economia, sociologia e demografia e produziu extensa obra composta por dezenas de livros e artigos publicados em diversas línguas.


Artigo de Marcelo Gomes Justo e Helena Singer publicado nas versões impressa e online do jornal Folha de S.Paulo em 23 de março de 2022