Livros

Lições de economia: pensamento e história

Quinto volume da coleção Paul Singer reúne as obras  Curso de introdução à economia política,de 1975, O capitalismo, sua evolução, sua lógica e sua dinâmica ,de 1987, e O que é economia?, de 1998. Na apresentação do livro, Ladislau Dowbor ressalta um denominador comum, a análise das deformações estruturais, em particular da desigualdade, e o anúncio de propostas para um desenvolvimento equilibrado, a serviço da humanidade. O período abrangido pelas três obras coincide com as transformações profundas da sociedade de forma geral, envolvendo tanto a economia como a política, e em particular a transição do capitalismo da fase do Estado de bem-estar (Welfare-State) do pós-guerra, para o neoliberalismo que atualmente impera. Disponível no site da editora Unesp

Dominação e desigualdade: estudos sobre a repartição da renda

O quarto volume da Coleção Paul Singer das editoras Unesp e Fundação Perseu Abramo traz duas obras do economista: "Dominação e desigualdade" e "Repartição da renda: pobres e ricos sob o regime militar". A primeira, originalmente publicada em 1981, ocupa posição proeminente entre os clássicos do pensamento socialista democrático brasileiro, sendo um dos marcos na análise crítica do desenvolvimentismo que sobreveio a 1964. A segunda obra, lançado quatro anos depois, quando o país emergia "de um longo período de autoritarismo", não só revisa e atualiza as análises, como também utiliza uma linguagem mais acessível, sem apresentar a crítica dos dados nem a metodologia do processamento adotada, dirigindo-se ao público não especializado. Completa o volume apresentação do economista Fernando Rugitsky, que traz valiosa contextualização do debate sobre a distribuição da renda nos anos 70, para depois mostrar a atualidade do pensamento de Singer.

Desenvolvimento e Política: reflexões sobre a crise dos anos 60

Terceiro volume da Coleção Paul Singer das editoras UNESP e Fundação Perseu Abramo traz textos escritos na primeira metade dos anos 1960, quando Paul Singer, recém-graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), participava com desenvoltura no debate nacional. Os primeiros ensaios compõem o que foi originalmente publicado no livro Desenvolvimento e crise, em 1968, pela editora Difel. Os seguintes integraram o livro Política e revolução social no Brasil, publicados em 1965 pela Editora Civilização Brasileira, junto a ensaios de Octávio Ianni, Gabriel Cohn e Francisco Weffort. Leia trechos da apresentação escrita pelo professor Alexandre de Freitas Barbosa.